Na Bíblia, lemos sobre a Grande Tribulação, um tempo de angústia e dificuldade, como nunca antes visto na terra, levando até o Milênio.
Este período terrível é a certeza do final dos tempos. Satanás sabe que seu tempo é curto, e faz o que pode para perseguir o povo de Deus e levar tantos como ele pode desviar. Seu servo, o anticristo tenta acabar com Deus inteiramente, mas Deus ainda é Todo Poderoso, e esta é a hora do Seu juízo. No entanto, mesmo neste momento terrível Deus dá repetidamente graça para as pessoas a se arrependerem e serem salvos.
O termo “Grande Tribulação” pode causar alguma confusão, pois nem sempre é claro os eventos as pessoas estão se referindo. Neste artigo nos referimos aos acontecimentos de todo o período de tribulação, desde o início do fim dos tempos conduzido pelo Milênio.
A partir do relato dos eventos em Apocalipse 3-19, podemos ver que a Grande Tribulação tem três estágios.
A primeira fase é marcada pela quebra de sete selos no céu e que culmina com o arrebatamento da noiva de Cristo para o céu e a prostituta que será lançada fora da besta está de volta.
O segundo estágio é marcado pelo sopro de sete trombetas no céu. Este é um período em que o animal estará em disputa com os “segundos frutos;” aqueles que não estavam junto no rapto, mas agora escolher para servir a Deus. Esta fase termina na colheita dos “segundos frutos” para o céu e Satanás ser expulso do céu e para a terra.
A terceira fase é derramamento da ira sobre Satanás, a besta, e o Anticristo e seus seguidores. Ele é marcado pelo esvaziamento de sete taças da ira sobre a terra. Após este Jesus Cristo retornará à Terra com Seus seguidores, marcando o fim da Grande Tribulação e inaugurando o Milênio, de mil anos de paz.
A prostituta, a besta e do anticristo
Ao longo da Grande Tribulação existem três poderes espirituais que são servos de Satanás, e lutam contra os servos de Deus. Eles são a prostituta, a besta, e o Anticristo. Todos esses três espíritos têm o seu início já agora em nosso dia e idade.
A prostituta, também chamada de Babilônia, usa a religião e é o espírito do cristianismo falso e falsa doutrina pregada no mundo. É uma “comercialização” do cristianismo. A prostituta tenta misturar a Palavra de Deus com o espírito do mundo para dar às pessoas o que elas querem. Ela é chamada de “prostituta” porque ela está tentando agradar a dois senhores.
Apocalipse 13 fala sobre a “besta;” uma confederação de líderes mundiais e nações que blasfemam contra Deus. Este espírito usa o poder terreno para obter seu objetivo. A besta vai fazer guerra aos santos e vencê-los durante a segunda etapa da Grande Tribulação. (Apocalipse 13: 7) Vemos os primórdios desse desenvolvimento já nos governos do mundo de hoje que se afastam das leis de Deus e do cristianismo simulado, em ação se não diretamente em palavra. Está se tornando cada vez menos aceitável para ser um cristão que realmente vive por leis de Deus. Quando o animal toma o poder completo após o arrebatamento ele vai condenar abertamente o cristianismo e perseguir todos os que seguem Deus.
Logo após a ascensão da besta uma segunda besta virá ao poder. Em Apocalipse 13:11, ele é comparado com ambos um cordeiro e um dragão. Esta segunda besta é o Anticristo. O principal objetivo do Anticristo é obter o maior número possível a curvar-se e adorar a primeira besta e quem se recusa serão mortos. O Anticristo é um homem, mas o espírito do Anticristo e da besta já tem sido no trabalho na terra desde os dias dos apóstolos, e mesmo até hoje. (1 João 4: 3) Eles estão desenvolvendo sua força mais e mais, mas eles não podem tomar o poder completo até depois do arrebatamento. (2 Tessalonicenses 2: 1-11)
Leia mais sobre o anticristo aqui
Os sete selos
Em Apocalipse 5 lemos sobre um rolo de papel amarrado com sete selos. Quando Cristo abre estes selos, a Grande Tribulação começa. Cada selo corresponde a um evento específico na Grande Tribulação.
Em Apocalipse 6: 1-8 lemos que os quatro primeiros selos quebrados desencadearam quatro cavaleiros na terra para conquistar e espalhar a guerra, fome e morte. Isso corresponde bem de perto para o que Jesus diz em Mateus 24: 6-8. Após esses poderes espirituais serem desencadeados, o quinto selo é quebrado e muitos cristãos serão mortos e martirizados por sua fé. (Apocalipse 6: 9-11, Mateus 24: 9)
É claro que as condições no mundo terá caído a um ponto baixo de todos os tempos. As pessoas vão ser governado pelo ódio e orgulho. Os cristãos serão perseguidos e mortos por sua fé, se multiplicam a iniqüidade, e falsos cristos (messias) e falsos profetas se levantarão. (Mateus 24: 10-28)
O sexto selo quebrado irá anunciar a chegada de terremotos e desastres cósmicos. O sol e as estrelas vão escurecer e a lua se tornará como sangue. (Apocalipse 6: 12-17 e Mateus 24:29)
Após isso ocorrer, Mateus 24:30 nos diz que o Filho do Homem aparecerá no céu e todas as tribos da terra se lamentarão. Jesus virá sobre as nuvens para buscar Sua noiva. Isto é conhecido como o arrebatamento, mas Jesus na verdade não volta para a terra, de modo que este não é a segunda vinda de Jesus, que acontece mais tarde, depois quee a ira de Deus foi derramado sobre a terra.
INo êxtase, Jesus envia anjos para buscar sua noiva, os 144.000, de todos os cantos da terra. (Apocalipse 7, Mateus 24:31 e 1 Tessalonicenses 4: 13-18) Mesmo que nós sabemos os acontecimentos que levaram a este ponto, Jesus também diz que ninguém vai saber o dia e a hora. (Mateus 24:30)
Quando a noiva é arrebatada em seguida, a prostituta também será jogada fora das costas do animal. (Apocalipse 17:16) A besta não quer mais ouvir qualquer forma de cristianismo ou mesmo falso cristianismo ou qualquer forma de religião.
O sétimo e último selo vai então ser quebrado. Em Apocalipse 8: 2, vemos que sete anjos são dadas sete trombetas e no versículo 6 que eles estão se preparando para tocá-las.
Este é o fim da “Grande Tribulação”, conforme descrito por Jesus em Mateus, que conduz ao arrebatamento. No entanto, a profecia do livro de Apocalipse fala de mais eventos que terão lugar depois do arrebatamento, que vê uma escalada significativa da “Grande Tribulação”.
As sete trombetas
Aos sete anjos mencionados na quebra do sétimo selo em Apocalipse 8: 6 foram dadas sete trombetas. Cada trombeta soprada traz uma nova onda de desastres para a terra. Esta próxima etapa do fim dos tempos é o julgamento de Deus sobre a terra, mas a ira de Deus é ainda misturado com graça, para aqueles que não estavam junto no rapto se voltar para Deus e obter a graça. Estes não serão contados nas primícias, a noiva de Cristo, mas terá a oportunidade de se arrepender e tornar-se mártires por sua fé. Estes são os “frutos” da segunda safra de Deus.
Uma vez que a noiva foi arrebatada não há mais nada a atrasar a besta e do anticristo de tomar o poder completo. O espírito anticristo que está presente desde os dias dos apóstolos (1 João 4: 3) vai finalmente ter uma forma física e do Anticristo, o iníquo, governará sobre toda a terra e perseguirá aqueles que foram deixados para trás, mas ainda servem Deus. (2 Tessalonicenses 2: 1-12)
Ele vai tentar forçar todo mundo a receber a marca da besta (Apocalipse 13: 16-17), que mostra que o portador tenha rejeitado a Deus e adora a besta. Sem esta marca ninguém será capaz de comprar ou vender.
As quatro primeiras trombetas que soarão, vão anunciar a destruição de um terço das árvores e toda a erva, um terço do mar, um terço das criaturas do mar e um terço de todos os navios. Um terço da água doce na terra vai se tornar amargo e venenoso e um terço do sol, estrelas e lua vão ser escurecidos. (Apocalipse 8: 7-13)
A quinta trombeta libera gafanhotos infernais do poço sem fundo para atormentar a humanidade. (Apocalipse 9: 1-12) Eles são guiados pelo “anjo do abismo” chamado Abadom ou Apollion. (Apocalipse 9:11)
Ao som da sexta trombeta quatro anjos são liberados para ir sobre a terra e matar um terço da humanidade pelo fogo, fumaça e enxofre. Esta é a última chance de Deus dado ao homem para entrar no céu antes que Ele derrama Sua ira e julgamento sobre a terra. Infelizmente, está escrito que o resto da humanidade ainda não se arrependerá de seu pecado – o que significa que eles ainda não tinham outra oportunidade para fazê-lo! (Apocalipse 9: 13-21) Deus envia também duas testemunhas de terra com a profecia. Eles serão mortos por seu testemunho e, em seguida ressuscitado por Deus e levado para o céu. (Apocalipse 11: 1-14)
A sétima trombeta então soou e no céu grandes vozes gritam “Os reinos deste mundo se tornaram os reinos de nosso Senhor e do seu Cristo, e Ele reinará para sempre e sempre!” (Apocalipse 11:15) É claro agora que todos aqueles que aceitaram Jesus como seu Senhor e Salvador estará no céu. Isso inclui a noiva de Cristo, os mártires e os heróis da Antiga Aliança. Todos os servos diferentes de Deus será agora ido a partir da terra e se reuniram no céu.
O próximo capítulo Apocalipse descreve uma guerra no céu. Miguel e os anjos lançou Satanás e seus anjos do céu e para a terra, de uma vez por todas. (Apocalipse 12: 7-9)
As sete taças da ira
Agora que Deus reuniu todos os Seus servos da terra e os colocou no céu não há lugar para Satanás e seus exércitos do mal. Eles são banidos para a terra com todos os pecadores que se recusaram a arrepender-se uma e outra vez. Agora Deus está em uma posição para esvaziar a sua ira e julgamento sobre a terra, contra a besta e todos aqueles que adoraram a besta.
A sete anjos são dadas sete taças da ira, cada uma das quais desencadeia uma praga sobre a terra. A primeira taça envia feridas repugnantes para todos os que têm a marca da besta. (Apocalipse 16: 2) O segundo e terceiro tigelas transformam os mares e as águas em sangue. (Apocalipse 16: 3-4) A quarta taça dá poder ao sol para queimar os homens (Apocalipse 16: 8-9) e da quinto taça enche o mundo de escuridão e da dor. (Apocalipse 16:10) Ele é escrito em Apocalipse 16:11 que “eles não se arrependeram das suas obras.”
A sexta taça causa o rio Eufrates a secar e a besta eo Anticristo começar a reunir seus exércitos no local em Israel chamado Armagedom, em preparação para a guerra com Deus e seu povo, os judeus em Israel. (Apocalipse 16: 12-16, Ezequiel 38 e 39) Eles vão guerrear contra Israel e eles parecem estar ganhando. (Miquéias 4:11) Jerusalém e os judeus estão sob enorme pressão, como parece que o Anticristo e seus exércitos são vitoriosos.
Em seguida, a medida está cheia e é tempo para a sétima e última taça ser esvaziada, o que sinaliza a conclusão da Grande Tribulação. Uma voz clama do céu: “Está feito.” (Apocalipse 16:17) Há um terremoto que é mais poderoso do que qualquer terremoto que aconteceu antes, cidades cairão, e as ilhas e montanhas desaparecerão. Grande granizo cai sobre a humanidade e os homens blasfemam contra Deus. (Apocalipse 16: 17-21)
Agora a ira de Deus foi derramado sobre a terra. Este é o momento para que Cristo desça do céu, sentado em um cavalo branco com os exércitos do céu atrás dele. Os exércitos da besta e do anticristo não pode estar diante dele. Eles são derrotados uma vez por todas e Ele entrega os judeus que estavam em grande aflição. Em seguida, seus olhos se abrirão e eles vão perceber que o Messias prometido é Jesus Cristo, a quem crucificaram, e arrepende-te. (Zacarias 12: 8-11) O Anticristo e da besta são lançados vivos no lago de fogo por toda a eternidade e Satanás é amarrado por mil anos. (Apocalipse 20: 1-3) Assim começa o Milênio, de mil anos de paz.
A misericórdia de Deus
Podemos ver que em cada fase do fim dos tempos Deus dá novas oportunidades para as pessoas de se arrepender e vir a Ele. Mas a glória e a recompensa dada irá variar significativamente. Como estúpido e orgulhoso isso seria ignorar a graça de Deus quando é dado e, em seguida, ter que sofrer com a Grande Tribulação e tentar espremer ao céu no último segundo antes do fim.
“Nós então, cooperando com Ele também pleitear com você para não receber a graça de Deus em vão. Pois Ele diz: ‘No tempo aceitável te tenho ouvido, e no dia da salvação eu tê-lo ajudado. “Eis agora o tempo aceitável; eis que agora é o dia da salvação “2 Coríntios 6: 1-2.
Deus nos deu este tempo de graça agora para que possamos ser ao longo da noiva de Cristo – as primícias, e aqueles que irão receber a maior recompensa no céu! Pense nisso: não é só a noiva poupada dos acontecimentos horríveis quando taças da ira de Deus são derramadas, mas ela também é dada a maior recompensa no céu! Uma eternidade ao lado de Jesus Cristo, seu Senhor e Salvador! Você está respondendo ao chamado de Deus em seu coração? Você está se preparando para ser noiva de Jesus? Você está fazendo uso do tempo, ou é a graça de Deus em vão? Agora é o tempo da graça. Agora é o momento em que Deus pode e vai ajudá-lo!